Apresentação do Livro: “Madre Teresa, uma biografia orante”

Apresentação do Livro: “Madre Teresa, uma biografia orante”

Agosto 23, 2021 0 Por Clarissas

No passado dia 1 de Agosto, celebrámos uma “luz que quis permanecer no claustro”, Madre Maria Teresa do Menino Jesus, apresentada a nossos olhos como num prisma de cristal atravessado pela luz que se divide em diversas cores. Em nove tons, o jovem Gustavo Borges leva-nos a reflectir nas diversas fases de uma vida plenamente vivida  entregue ao amor de Deus e da humanidade, uma vida que não morreu mas permanece e ilumina outras vidas dentro e fora do claustro.

A prestigiar o evento esteve um bom grupo de amigos da Comunidade e do Autor do livro. Entre os presentes destacamos o Senhor D. Manuel Felício, Bispo da Diocese da Guarda que presidiu à Celebração Eucarística, Frei Márcio Correia, OFM, prefaciador do livro, o Vigário Geral desta Diocese, Dr. Jorge Guarda, a Senhora Drª Anabela Graça, Vereadora da Câmara Municipal de Leiria com o Pelouro da Cultura e Educação,  o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Louredo, Senhor José Borges e o Presidente da Junta das Freguesias de Monte Real e Carvide, Senhor Faustino Lopes.

Destacamos ainda a presença de vários sobrinhos da Madre Maria Teresa.

A Apresentação do livro teve início às 15h00  nos claustros do Mosteiro, abrindo com a saudação da Madre Abadessa, Irmã Maria clara e diversas intervenções da parte de Gustavo Borges, do Frei Márcio Carreira, do Senhor D. Manuel Felício e do próprio Maestro do Coro. A harmonizar as diversas intervenções esteve o coro “Cum Corde Cantata” com o Maestro Ricardo Rodrigues e o Organista convidador Dr. Daniel Ricardo de Pinho que interpretaram nove temas originais, compostos para este evento, por três compositores presentes: Ricardo Rodrigues , Nelson Ribeiro e António Bastos.

Esteve ainda exposto o quadro original pintado pelo escultor e Pintor Alberto Péssimo que ornamenta a capa, do livro, a pedido do Autor.

Foram momentos de profundidade e elevação espiritual que nos projectaram para o que verdadeiramente importa, o sentido  e  a dimensão que pode atingir uma vida plenamente vivida em serviço alegre e humilde.

Este dia encerrou com a Celebração Eucarística das 18h00, solenizada pelo Coro “Cum Corde Cantata”, tendo ao órgão o Doutor Daniel Ricardo de Pinho. Presidiu o Senhor D. Manuel Felício  que  manifestou o desejo da introdução do processo de beatificação/canonização de Madre Teresa. Que Deus nos vá mostrando os seus caminhos.

A todos os presentes e aos que nos seguiram no Facebook, o mais profundo e sincero obrigada, sobretudo ao jovem Gustavo Borges por este belíssimo trabalho de investigação e todos os esforços e sacrifícios para que este evento tivesse tão alto significado para todos os presentes Obrigada!