Missão Timor

Missão Timor

No final do ano 2011 chegou a este mosteiro um apelo de vários quadrantes da Igreja de Timor Leste para que se realizasse naquele país uma Fundação de vida contemplativa.

Depois de muita oração, profunda reflexão e discernimento comunitário, deslocaram-se a Timor Leste as Irmãs Maria Clara, Abadessa, e a Irmã Maria Fernanda, para verificar as possibilidades de abrir um Mosteiro naquele país, na Diocese de Maliana. Ali permaneceram durante cerca de um mês para contactos e estudos a vários níveis, sobretudo com o Bispo da Diocese, D. Norberto do Amaral, o qual se manifestou visivelmente entusiasmado com a possibilidade deste Mosteiro.

Ao regressarem a Portugal, informaram a Comunidade sobre as suas impressões e decidiu-se assumir este desafio que entendemos ser da Vontade de Deus. Timor Leste é hoje mais do que um projecto. E, no oitavo centenário da Fundação da Ordem de Santa Clara quatro Irmãs partiram para a longínqua terra do sol nascente. A inauguração do Mosteiro, depois de muitas peripécias e desencontros, mas também repleta de graças e verdadeiros milagres, ocorreu a 21 de Novembro de 2016.

Neste momento, encontram-se em Timor-Leste seis Irmãs Professas da Comunidade de Monte Real e um grupo de Aspirantes Timorenses. Em Formação, no Mosteiro de Monte Real, encontram-se três Noviças Timorenses e um grupo de Aspirantes que, brevemente, iniciarão o Postulando.

É assim que Deus, nos caminhos da nossa história, vai marcando outras almas para o seguirem, para além das distancias e dos tempos… basta segui-Lo!

 

Como posso contribuir?

Em Timor estão quatro das nossas Irmãs, numa doação heroica. Trabalham denodadamente para vencerem as grandes dificuldades que em cada dia se levantam. Junta-te a elas, reza por elas e com elas. Dá um pouco de ti para as auxiliares. Não fiques indiferente. Queres oferecer um tijolo, um saco de cimento, uma janela, uma porta? Deus chama-nos a todos e não dispensa ninguém de colaborar na construção do Seu Reino.

Muito fácil: 

NIB: 003503930006958650071 ou em mãos através das morada: Mosteiro de Santa Clara e do Santíssimo, Rua de Santa Clara s/n, 2425- 054 Monte Real.

 

Preciso de mais informações